NOTA À IMPRENSA
A APRe! teve hoje conhecimento, através de notícia divulgadapelo jornal “Público” que, a partir de Janeiro de 2020, a Caixa Geral deDepósitos irá aplicar aumentos às comissões das “contas S”.
Estas contas, que substituíram as “contas reforma”, são játaxadas sabendo-se que, na sua grande maioria, são de pessoas de pensões debaixo valor.
Para além destes aumentos, anunciam-se também agravamentos docusto de serviços efectuados através da caderneta, nomeadamente, levantamentosao balcão.
A APRe! repudia estas medidas e considera-as atentatórias dadignidade dos reformados, das pessoas de menores rendimentos e das pessoas maisvelhas.
A APRe! não pode aceitar que haja dualidade de critérios aopenalizar quem tem menores rendimentos e ao favorecer quem tem maioresrendimentos, uma vez que se anunciam benefícios para contas de clientesespeciais.
Não é aceitável que o banco público esteja, desta forma, aatingir aqueles que, por confiança e segurança continuam a acreditar que aquelainstituição bancária é o garante dos seus pequenos rendimentos.
10 de Outubro de 2019
Pel’A Direcção da APRe!
Ângela Dias da Silva
Vice-presidente