No passado dia 30 de Junho, Dia Mundial das Redes Sociais, fomos recordar os peregrinos de Santiago e os caminhos medievais ligados a eles, dentro da cidade do Porto entre muros (muralha fernandina ).
O Dr. Manuel Araújo, técnico superior da Casa do Infante foi o nosso guia!
O ponto de partida foi a Casa do Infante (aproveitámos para visitar a Exposição do Foral do Porto, inaugurada há dias pelo Presidente da República) – onde vimos, com curiosidade e atenção, a maquete do que era a cidade, com os seus fogos, no século XVI, ouvindo as explicações do Dr. Manuel Araújo, que depois nos acompanhou durante a visita. De lá partimos, em mais uma visita guiada – e segundo um percurso previamente preparado, em 7 etapas, por quem nos orientou, ao longo do caminho
Durante mais de 3 horas, percorremos, a pé, ruas e ruelas, lugares onde já houve capelas e hospitais – e por onde passavam e eram acolhidos peregrinos, a caminho de Santiago. Lugares que foram referência, cenários na nossa literatura (basta lembrar, para exemplo, “O Arco de Sant’Ana”, de Almeida Garrett). Lugares que ainda guardam sinais de outros tempos – e de outros ofícios (em que se fabricavam ou preparavam produtos que eram depois daqui exportados para o Norte da Europa).