O passe social Navegante Urbano para idosos com mais de 65 anos vai baixar de 26,75 euros para 15 euros.
As crianças entre 4 e 12 anos vão ter um passe social gratuito, e o passe dos idosos com mais de 65 anos vai descer mais de 40%. Estas são duas das medidas que o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, anuncia hoje, durante a assinatura do memorando de entendimento para a passagem da gestão da Carris para a autarquia, uma cerimónia que conta com a presença de António Costa.
Em declarações ao CM, Fernando Medina explicou que o passe sénior, Navegante Urbano, que dá para Carris e Metro, vai ser reduzido no início de janeiro de 26,75 euros para 15 euros, menos 11,75 euros por mês, o que significa uma poupança de 141 euros por ano.
A câmara decidiu também dar transporte gratuito às crianças até 12 anos. Atualmente pagam 26,75 euros. Assim, por exemplo, uma família com dois filhos tem uma poupança de 642 euros por ano. Entre os 13 e os 18 anos, o preço do passe mantém-se nos 26,75 euros.
Fernando Medina explicou ao CM que nos últimos anos, as tarifas da Carris “traduziram-se em custos elevados e atingiram particularmente os mais idosos”. A pensar também nos idosos, revelou que vai criar uma rede de transportes nos bairros, com 21 novas carreiras, pensada nas deslocações do dia a dia, e juntando os principais pontos de cada bairro, passando por mercados, centros de saúde, escolas, farmácias e zonas comerciais.
José Rodrigues
CM 21.11.2016
Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/passe-gratuito-ate-aos-12-anos-e-idosos-pagam-menos-1175-?ref=Bloco_CMAoMinuto