Isabel Leiria |
Susana Frexes |
No entanto, os responsáveis da EMA também deixaram um apelo para a manutenção da vigilância. Isto porque não foi ainda possível “descartar de forma completa uma ligação entre casos (raros de formação de coágulos) e a vacina”. Serão feitos mais estudos e a informação do produto vai ser acrescentada com esta nota sobre possíveis riscos.
“Os benefícios da vacina superam largamente os riscos que esta vacina tem”, insistiu Emer Cooke, repetindo o que já tinha dito esta semana.
Nos últimos dias, duas dezenas de países europeus anunciaram a suspensão da administração desta vacina por precaução. Portugal optou pela mesma decisão na segunda-feira passada. Agora poderá retomar o processo em breve, sendo que perto de 80 mil doses das que estão já em armazém em Portugal deverão ser dada a professores e funcionários do pré-escolar e do 1º ciclo. Essa operação deveria acontecer no próximo fim de semana, mas foi adiada assim que se soube da decisão da Direção-Geral da Saúde. Aguarda-se agora uma nova informação das autoridades de saúde de Portugal para perceber quando é que a administração desta vacina é retomada.
Ler mais aqui: https://expresso.pt/coronavirus/2021-03-18-Agencia-Europeia-de-Medicamentos-garante-que-vacina-da-Astrazeneca-e-segura