A Autoridade Tributária publicou um aviso a alertar que o Chrome e o Edge deixaram de ser compatíveis com a tecnologia Java, necessária para entregar o IRS. Saiba quais os browsers disponíveis.
Se utiliza o Google Chrome ou o Microsoft Edge há dois caminhos possíveis: ou instala um browser compatível com a tecnologia usada pelo Fisco, como o Firefox, Internet Explorer e Safari; ou instala a aplicação das Finanças.
No entanto, é necessário ter instalado o Java para que esta aplicação corra no computador (seja em Windows, Mac ou Linux).
Os motores de busca referidos acima podem ser descarregados gratuitamente.
A Autoridade Tributária lançou hoje um aviso no Portal das Finanças, que alerta para a impossibilidade dos contribuintes não conseguirem fazer a entrega electrónica das declarações de IRS.
“Em meados 2015, alguns dos fabricantes de browsers anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI… Em consequência disso as versões mais atuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais”.
A Google abandonou a tecnologia da Oracle por razões de segurança, um problema identificado há alguns anos por muitos especialistas em segurança informática.
A partir de 1 de abril os contribuintes têm que procurar alternativas. O browser da Google é utilizado por 46,5% dos internautas.
http://www.tsf.pt/economia/interior/pode-ter-que-mudar-de-browser-para-entregar-o-irs-saiba-quais-as-alternativas-5101846.html