Conforme divulgado, por iniciativa da APRe! em parceria com a Fundação Passsos Canavarro, realizou-se no passado dia 9 de Abril em Santarém, na Casa Museu da Fundação uma Conferência subordinada ao tema “A EUROPA ENTRE OS PROJECTOS E AS MEMÓRIAS”.
Foram oradores na Conferência:
- Professor Adriano Moreira
- Maria do Rosário Gama
- Fernando Martins
Usou igualmente da palavra António Passos Canavarro, tendo a sessão sido moderada por Carlos Alberto.
A Casa Museu, espaço lindíssimo cheio de história e património, registou casa cheia.
O Prof. Adriano Moreira dentro do tema da conferência “A EUROPA ENTRE OS PROJECTOS E AS MEMÓRIAS”, abordou muitos assuntos que lhe são caros, entre eles a Educação e Investigação Científica, a Plataforma Continental, a comunidade dos países Lusófonos CPLP, a falta de um conceito estratégico para o país e para Europa. O Professor mereceu integral concordância por parte dos presentes nas opiniões que manifestou sobre o tema em debate.
Seguiu-se um debate vivo aonde foram colocadas várias questões aos intervenientes na Conferência, que foram cabalmente respondidas pelo intervenientes, sendo de realçar a forma clara como o Professor Adriano Moreira respondeu às questões que lhe foram colocadas, as quais mereceram sempre aceitação clara dos presentes.
A Comissão Instaladora da Região do Oeste da APRe!, na qualidade de Organizadora deste evento, pretende publicamente agradecer a todos os presentes, ao Sr. Prof.Doutor Adriano Moreira ter aceite o convite da APRe!, à Direcção da APRe! pela sua participação e empenhamento nas acções da Região Oeste, a colaboração da Câmara Municipal de Santarém que assegurou o transporte do Professor Adriano Moreira para a conferência, à Fundação Passos Canavaro a parceria com a APRe!, e o ter cedido a Casa Museu para a realização deste evento.
É de inteira justiça deixar uma palavra de grande apreço pelo seu empenhamento á Dinamizadora do Núcleo e membro da Comissão Instaladora, Graça Morgadinho
Por fim é de referir o mérito dos associados dos Núcleos de Santarém, Cartaxo, Almeirim, Alpiarça na divulgação e mobilização para esta Conferência, que contribuíram de forma decisiva para que esta Conferência fosse realizada com inteiro sucesso.
VIVA A APRe!