No dia 12 de Dezembro, em Aveiro, evocou-se o 4º aniversário da APRe! num almoço com a presença de 20 associados e dois membros da Direção nacional. A iniciativa foi organizada pelos dinamizadores do núcleo local, Jorge Fernandes e Álvaro Ferreira e prolongou-se com uma reunião às 15h, no edifício da União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, com a seguinte agenda:
- O que é ser aposentado/pensionista em Portugal. Pensões do regime contributivo e do não contributivo. Outros apoios sociais de velhice.
- Apresentação do livro “Os sonhos Não Têm Rugas”.
Ângela Dias da Silva, membro da Direção e coautora do livro “Os Sonhos não têm Rugas”, mostrou como os problemas sentidos pelas pessoas mais velhas são tratados neste livro, desafio que começou por ser lançado aos associados da APRe! para que partilhassem algumas das suas experiências quanto à própria representação da velhice, quanto às formas de se manterem ativos e quanto ao que aspiram para o futuro. Todas as histórias relatadas foram organizadas à luz dos princípios das Nacões Unidas para as Pessoas Idosas: a independência, a participação, a assistência, a realização pessoal e adignidade e acompanhadas de uma reflexão crítica dos autores do livro para cada um destes capítulos. O livro responde, de uma forma bem completa à pergunta: O que é ser velho, hoje, em Portugal?
A reunião decorreu numa excelente dinâmica de diálogo com entre a assistência, que ia colocando algumas questões e apresentando as suas opiniões, e a mesa, que ia integrando estas participações nos assuntos que estavam a ser tratados.