Com o aumento da expectativa de vida na Europa, cada vez mais europeus têm deficiências auditivas, o que pode afetar sua qualidade de vida, por exemplo, na redução das suas atividades sociais e tornando-os mais dependentes dos outros. Um estudo de 25 anos realizado em Bordéus, em França, mostra que as pessoas com perda auditiva apresentam maior risco de dependência, depressão e deficiência se a perda não for tratada.
A AGE juntou-se à Federação Europeia de Pessoas com dificuldade de audição (EFHOH), à Associação Europeia de Profissionais de Aparelhos Auditivos (AEA) e à Associação Europeia de Fabricantes de Instrumentos Auditivos (EHIMA) para destacar a importância de uma boa audição para todos e em todas as idades. A deficiência auditiva pode ser abordada com o uso de aparelhos auditivos modernos e, quanto antes, melhor.
“À medida que a população da Europa envelhece, o peso da perda de audição não tratada deverá aumentar. Devemos agir para proteger os direitos das pessoas mais velhas e promover a sua participação na sociedade!
Portanto, apoiamos o Dia Mundial da Audição , e acolhemos com satisfação a iniciativa da Organização Mundial da Saúde” diz Anne-Sophie Parent, Secretária Geral da AGE Platform Europe num comunicado de imprensa conjunto lançado para marcar o Dia Mundial da Audição no dia 3 de março:
Tradução e composição de Fernando Martins Vice-Presidente da APRe! e da AGE.