Com o objetivo de repensar os nossos sistemas de saúde e cuidados para enfrentar os muitos desafios que se avizinham, a Comissão Europeia lançou ontem uma comunicação sobre a transformação digital da saúde.
De acordo com a proposta, a digitalização da saúde terá um importante impacto positivo na capacidade de todos viverem de boa saúde, desde que sejam tomadas medidas em três áreas:
- Acesso seguro dos cidadãos e partilha de dados sanitários através das fronteiras;
- Melhores e mais dados para avançar na pesquisa, prevenção de doenças e atendimento personalizado;
- Ferramentas digitais para capacitação do cidadão e cuidados centrados na pessoa.
“Ainda não tivemos tempo de analisar a proposta em pormenor, mas, como ponto de partida, devemos lembrar que o acesso universal aos cuidados de saúde significa que todos devem ter acesso igual aos benefícios de uma maior e melhor coordenação da transformação digital da saúde em toda a UE “, salienta Anne-Sophie Parent, Secretária-Geral da AGE Platform Europe.
“Este desafio continua a ser um dos principais da digitalização e o primeiro requisito a ser cumprido se queremos evitar o aumento das desigualdades na saúde na Europa” .
“A saúde é uma área em que grandes melhorias podem ser alcançadas graças às novas tecnologias, mas isso deve ser acompanhado por melhores abordagens centradas no paciente baseadas na proteção otimizada de dados para evitar abuso e discriminação” , conclui Anne-Sophie Parent. “Vamos analisar a proposta com os nossos membros e especialistas e reagiremos em breve às suas principais propostas a partir da perspetiva dos cidadãos mais velhos” .
Mais informação em:
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/european-policy-ehealth
http://www.age-platform.eu/policy-work/news/age-replies-eu-consultation-digital-health
http://www.age-platform.eu/special-briefing/ehealth-solution-sustainable-public-health-europe