Ao abrigo do protocolo celebrado entre a APRe! e Fundação INATEL, nos termos do qual os associados da APRe! passaram a usufruir de condições preferenciais, nas quais está englobada a entrada no Teatro da Trindade, em Lisboa, e em outros locais onde se realizem espectáculos de música, dança, ópera e teatro promovidos pela Inatel, com a aquisição dos respectivos bilhetes ao mesmo preço praticado para os beneficiários associados da INATEL, fazemos a divulgação dos espectáculos a realizar no Teatro da Trindade.
teatrotrindade.inatel.pt | Facebook | bilheteira.trindade@inatel.pt | Tel. Bilheteira 213 420 000 | BOL
Um programa que traz uma grande diversidade musical de géneros e de criadores ao palco do Trindade, reforçando o lugar de destaque que a música portuguesa e em português tem, este ano, na nossa atividade.
TATANKA «O IMPÉRIO DOS PORCOS»
23 JUN
SALA EÇA
Desc. 10 % (equiparado a associado INATEL)
A capacidade de dialogar com artistas tão diferentes é apenas um sinal claro da largueza de vistas que define Tatanka como artista: é um cantor e músico de mão cheia que alterna entre o rock e a soul, entre o jazz e as influências que chegam de África ou do Brasil com uma naturalidade singular.
Beber de todas essas fontes dá-lhe uma visão única e profunda da música.
Ao Trindade, Tatanka trará um espetáculo especial: vai apresentar-se primeiro a solo, acompanhado apenas pela sua guitarra, desfiando canções e histórias, melodias nuas e acordes como quem se revela ao mundo. Na segunda parte será com banda que desfilará argumentos, procurando mostrar outras dinâmicas e energias num concerto pensado especialmente para esta ocasião.
24 JUN
SALA EÇA
SÁB 21h30
Yamandu Costa é um dos grandes tesouros do Brasil contemporâneo: apontado como um dos mais reputados músicos da sua geração, Yamandu especializou-se no exótico violão de sete cordas, instrumento de que se tornou um dos maiores expoentes vivos.
Em 15 anos, desde que começou a editar no arranque deste milénio, Yamandu Costa, que nasceu em 1980, colecionou uma discografia de cerca de duas dezenas de títulos, entre trabalhos de estúdio, gravações ao vivo, DVDs e projetos divididos com outros artistas como Paulo Moura, Dominguinhos ou Hamilton de Holanda. O seu último registo, de 2015, encontra-o em diálogo profundo com a Orquestra do Estado de Mato Grosso para um Concerto de Fronteira. Premiado internacionalmente, este músico nascido no seio de uma família de artistas, que cedo descobriu a obra de gente como Baden Powell ou Tom Jobim, desenvolveu uma linguagem própria no seu instrumento que é reflexo de uma profunda genialidade.
A Portugal, Yamandu trará a beleza e magia do seu violão de sete cordas e um variado reportório que navega as ricas águas da bossa nova e do choro, do jazz, do tango e da milonga, do samba ou do baião, tudo linguagens que domina com mãos de mestre e de forma apaixonada num espetáculo inédito que certamente converterá à sua música todos os que porventura ainda desconheçam este tesouro nacional do Brasil.
participação especial RICARDO RIBEIRO
CICLO MUNDOS
O Ciclo Mundos da Fundação INATEL associado ao Festival Músicas do Mundo volta a dar força, espaço e lugar à world music.
MÁRIO LÚCIO (CABO VERDE)
SALA EÇA
QUA 21h30
Figura central das artes cabo-verdianas — cantor, compositor, arranjador, escritor, ministro da Cultura entre 2011/16. Vai apresentar o seu novo disco, dedicado ao Funaná.
«Funanight» vai às raízes e às irmandades transcontinentais de um dos mais populares estilos cabo-verdianos. «Funaná transcendente», escreveu o seu compatriota Vasco Martins.
parceiro FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO | MUNICÍPIO DE SINES
BANDA SINFÓNICA DO EXÉRCITO
Concurso de Composição para Orquestra de Sopros
SALA EÇA
QUA 21h30
parceria BANDA DO EXÉRCITO
produção DEPARTAMENTO DE CULTURA DA FUNDAÇÃO INATEL
DOMINGOS COM MÚSICA
25 JUN
SALA EÇA
QUA 11h30
juntamente com os CCD, associações parceiras da Fundação INATEL, concertos e recitais.
CULTIVARTE – Projeto Pedagógico Sinfonix
Duo de Violino e Flauta Transversal
produção DEPARTAMENTO DE CULTURA – FUNDAÇÃO INATEL