Pensões: Poder de compra vai aumentar com atualização, garante Vieira da Silva

8

Ministro assegura que poder de compra dos pensionistas irá aumentar. Posição para o Orçamento do Estado para 2018 ainda não está, no entanto, fechada.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assegurou, esta quinta-feira, que as pensões vão ser atualizadas, ainda que a posição sobre o aumento das pensões no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), não esteja fechada.

“Não há nenhuma posição fechada”, salientou Vieira da Silva. Esclareceu, no entanto, que “este ano haverá novamente, pelo terceiro ano consecutivo, a aplicação da fórmula de atualização das pensões”.

Esta fórmula faz “com que mais de 80%, aliás, perto de 90% dos pensionistas tenham pelo menos garantido que não têm perda de poder de compra e isso é toda uma diferença, para além das melhorias que existem com o fim dos de impostos extraordinários que incidiam sobre os pensionistas”, disse, citado pela Lusa, à margem da Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o envelhecimento ativo.

“Pelo menos essa atualização, que garante que as pensões não se degradam para grande maioria dos pensionistas está garantida, porque a lei voltou a ser reposta e não está suspensa”.

O ministro realçou que “a tendência que temos vindo a viver nos últimos anos”, particularmente nos últimos dois e recordou que há três anos discutia-se em Portugal “quanto é que seriam os cortes nas pensões”, agora está-se “a discutir quanto serão os aumentos”.

“Se isto não é uma viragem, eu não sei o que será uma viragem”, frisou.

Ânia Ataíde