Conheça os pontos essenciais do plano de vacinação contra a Covid-19.
O Governo apresentou no dia 3 de dezembro, o Plano de Vacinação contra a Covid-19.
De acordo com o documento, a vacina, que deverá chegar aPortugal já em janeiro, será universal, gratuita e facultativa, e serádisponibilizada à população de acordo com as características aprovadas pelaAgência Europeia do Medicamento.
Vacinação em três fases
Estão previstas três fases para a execução do plano devacinação contra a Covid-19 em 2021, que vão acompanhar o ritmo dedisponibilização das vacinas.
- 1.ª fase:
- Destina-se a pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas; residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados; profissionais de saúde; profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos. Nesta fase deverão ser vacinadas cerca de 950 mil pessoas.
- 2.ª fase:
- Nesta fase serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos.
- 3.ª fase:
- Toda a restante população. Os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas
Administração da vacina
A primeira fase da vacinação será administrada nos cerca de1.200 pontos de vacinação habituais dos centros de saúde, nos lares e unidadesde cuidados continuados.
Os centros de saúde estarão destinados às 400 mil pessoascom mais de 50 anos e comorbilidades associadas, enquanto os utentes eprofissionais de lares serão aí vacinados pelas equipas de enfermagemresidentes.
A vacina será também administrada aos profissionais de saúde e dos serviços essenciais no âmbito da medicina no trabalho.
Fonte: SNS 04.11.2020
- Toda a restante população. Os grupos desta fase serão revistos consoante o ritmo de entrega das vacinas