Já transmitido a todos os associados e associadas, publicamos o convite para a videoconferência do próximo dia 23/03, ainda no âmbito da celebração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_A9qeNlQSSAainamwU1MqTg
A conferência será também transmitida via YouTube, em link que divulgaremos à hora do início.
“Em Portugal, nos anos 60/70, deu-se uma entrada facilitada das mulheres no mercado de trabalho pela própria guerra colonial.
Nos outros países, a entrada das mulheres no mundo do trabalho é uma reivindicação do movimento feminista; em Portugal não foi preciso, a sociedade acomodou perfeitamente a saída das mulheres de casa para irem trabalhar.
A seguir à guerra veio a democracia e com a democracia a igualdade. As mulheres portuguesas já não foram mandadas para casa como foram as americanas, as inglesas e as francesas — que substituíram os homens aquando da mobilização para a Segunda Guerra Mundial.
Estas particularidades explicam um bocadinho porque é que as mulheres portuguesas chegaram a uma situação muito semelhante à de mulheres de outros países sem terem passado pelo mesmo movimento nem tendo uma história de feminismo atrás dela
Toda a gente diz que é a favor da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Então porque é que não é feminista? É porque está a pensar que feminismo é outra coisa… São fantasmas.”
Integrada no ciclo “Aceite o nosso convite para falar de …”, vai realizar-se no próximo dia 23 de Março, terça feira, das 15 às 16:30h, a videoconferência “Ser mulher em Portugal desde o Estado Novo“.
A oradora convidada será Lígia Amâncio, Investigadora e Psicóloga Social, e a moderação estará a cargo de Anabela Paixão, vogal da direcção da APRe!
A encerrar a sessão, intervirá Maria do Rosário Gama, Presidente da Direcção da APRe!.
A conferência desenvolve-se na plataforma Webinar. A inscrição é obrigatória, devendo ser efectuada através do link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_A9qeNlQSSAainamwU1MqTg.
Após a inscrição o sistema gera uma mensagem automática com o link que será enviado a cada participante para poder ter acesso à reunião no dia do evento. A plataforma limita a 100 o número de participantes, mas os associados que excedam esse número poderão seguir a videoconferência no Youtube através de endereço que será então divulgado.
Convidam-se os associados a assistir a esta conferência organizada para assinalar a recente passagem, a 8 de Março, do Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975 pelas Nações Unidas.